Segunda-feira, 28 de Abril de 2008

Assertividade!

"Sendo o mês de Maio rico em celebrações relacionadas com a segurança, a saúde e o bem-estar dos cidadãos, designadamente, mês do coração, dia internacional da segurança no trabalho, dia da mãe, dia internacional do enfermeiro, etc., decidimos abordar um tema habitualmente pouco presente nos media, porém tão importante para a nossa saúde e bem-estar - a assertividade.

A assertividade faz muito bem ao coração, contribui para a nossa segurança individual e colectiva, desenvolve-se desde muito pequeninos e é uma competência muito importante nas nossas relações pessoais e profissionais.
Mas afinal o que é a assertividade?


Reys (2006) define-a como sendo a capacidade de auto-afirmação pessoal, entendida como a expressão directa dos próprios sentimentos, necessidades, direitos legítimos ou opiniões, sem ameaçar ou castigar os outros, sem violar os direitos dessas pessoas”. Enfim, uma competência fundamental em todos os contextos, porém, de particular relevância nas áreas da educação, gestão, saúde, política, etc.


Ainda de acordo com esta mesma autora, ser assertivo significa saber afirmar-se; ou seja, sermos capazes de expressarmos o que queremos, o que sentimos, sem ferir os outros. Implica, não apenas ser capaz de transmitir o que se pensa e o que se deseja mas, igualmente, saber escutar, respeitar as opiniões e os sentimentos dos outros e, no decurso da comunicação, saber criar um ambiente de cordialidade e de confiança.


Segundo refere, “muitas pessoas são espontaneamente assertivas; outras, pelo contrário, estão cheias de dúvidas, de ansiedade, de insegurança… e sentem-se incapazes de expressar as suas opiniões, os seus sentimentos… Estas pessoas, do ponto de vista da saúde, estão em perigo contínuo; sentem-se permanentemente insatisfeitas e condicionadas.”


Sendo a assertividade, na definição simplificada de Dácio (2002), a capacidade de concretizar desejos, incluindo os desejos dos outros, constitui, por isso, uma competência essencial dos líderes efectivos, pois o comportamento assertivo torna a pessoa capaz de agir na prossecução dos seus objectivos sem a inconveniente ansiedade, expressando, sem constrangimentos, os seus sentimentos, exercendo, sem negar os alheios, os seus legítimos direitos.


Em suma, ser assertivo significa saber afirmar-se (sem complexos), defender as suas próprias ideias, as suas preferências, ser responsável, auto-confiante, respeitador, espontâneo possuir uma elevada auto-estima e ter uma imagem positiva de si próprio.



A assertividade não se poderá, contudo, confundir, como muitos vezes acontece, com agressividade, frontalidade excessiva (reactividade), desrespeito ou até mesmo passividade.


Bem sabemos que na nossa sociedade cultivamos ainda muito pouco os ambientes positivos e, por isso mesmo, não nos desiludimos ao constatarmos que poucas pessoas conseguem ser verdadeiramente assertivas. Atitudes do género, “o mundo é dos espertos”, “ a esperteza é mais importante do que a inteligência”, “o parecer é mais importante que o ser”, “ antes quebrar do que torcer”, “os problemas ficam à porta de casa ou do trabalho”, ainda fazem, infelizmente, parte da nossa cultura.


Resta-nos a esperança dos benéficos e recentes contributos da “psicologia positiva”, já aqui anteriormente abordada, dos quais a felicidade, o bem-estar, o optimismo e a inteligência emocional constituem exemplos paradigmáticos."

Por Enfermeiro Élvio Henriques Jesus, Jornal da Madeira, 6 de Maio de 2007

Vários estudos têm demonstrado que pessoas habitualmente assertivas são pessoas muito mais felizes, satisfeitas e saudáveis e, por isso, mais produtivas, criadoras de ambientes pró-activos e indutoras de comportamentos assertivos nos outros. Em três palavras, assertividade gera assertividade!
sinto-me:
pijamense pimbaempemba às 22:25
link do post | mímicar? | favorito

:Festa Pijama:

Festa onde as pessoas vestidas a rigor, em conjuntos de duas peças - pijamas - são convidados para pernoitar na casa do anfitrião. Os pijamenses terão sempre o 307!

:Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


:posts obviamente censurados

: Cheerleaders do Benfica

: Apaixonada. Apaixonada. A...

: Os meus meninos lindos da...

: Buraka Som Sistema Downun...

: Que se foda o amor!

: É isso Luis! Não desistir...

: Para ti, Luís! Para que n...

: Desta é que vai ser mesmo...

: AH... AH... AH... a hora ...

: The people I've met are t...

: Preciso da vossa AJUDA!!!...

: RESPOSTA à Dona Marta: "T...

: É que não sei mesmo...

: ALL THE SINGLE LADIES!

: Estou triste...

: How to...

: Estou cansada...

: "Que queres que te diga, ...

: PARABÉNS, Luisinho!

: De volta!!!

:Baú do 307

: Junho 2009

: Março 2009

: Fevereiro 2009

: Janeiro 2009

: Dezembro 2008

: Novembro 2008

: Outubro 2008

: Setembro 2008

: Agosto 2008

: Julho 2008

: Junho 2008

: Maio 2008

: Abril 2008

: Março 2008

: Fevereiro 2008

: Janeiro 2008

: Dezembro 2007

: Novembro 2007

: Outubro 2007

: Setembro 2007

: Agosto 2007

: Julho 2007

: Junho 2007

: Maio 2007

: Abril 2007

: Março 2007

: Fevereiro 2007

: Janeiro 2007

: Dezembro 2006

:Roupa de quarto...

:botões e riscas

: todas as tags

:Liso, estampado ou às riscas??

 

:Pijamenses

:subscrever feeds